Hoje, mais do que uma roupa, o uniforme é visto, não só pelos empresários mas também por seus clientes, como uma forma de comunicação, um diferencial responsável pela identificação de uma empresa.
O uniforme transformou-se em um cartão de visitas, e, para muitos clientes, sinônimo de confiança e até de higiene em alguns segmentos de mercado. Mas a importância do uniforme vai além de uma boa comunicação, pois os empresários brasileiros já começaram a perceber que a relação custo/benefício na compra de uniformes para o funcionário é favorável às empresas.
Os benefícios que seu uso traz são diversos e vão desde o conforto e economia de tempo e dinheiro para o funcionário à adequação do ambiente de trabalho que reflete bom gosto e respeito pelos clientes. A roupa profissional tornou-se sinônimo de praticidade, modernidade, conforto, segurança, durabilidade e, atualmente, é um componente que contribui para estimular a auto-estima dos funcionários e divulgar a imagem e a marca da empresa.
O uniforme que antigamente servia apenas para padronizar, hoje constitui mais um elemento à disposição das empresas que procuram diferenciais para marcar sua imagem. É certo, também, que os uniformes estão passando por uma revolução, e aqueles modelos tradicionais estão dando lugar a trajes mais elaborados e fashion, felizmente hoje em dia estão cada vez mais adaptados as tendências da moda e principalmente estão sendo criados modelos que além de práticos, são visualmente estéticos e alinhados.
Quando uma empresa decide adoptar um uniforme , deve-se estar atento para a praticidade do uso do mesmo, deve-se observar a facilidade e comodidade no uso diário do mesmo, e também as cores que serão utilizadas; para que o mesmo não se torne extremamente cansativo para quem usa, e também para os clientes da empresa.